Quadro de Superávit ou Déficit Financeiro – Por Fonte de Recursos

Considerações: No entendimento geral, toda execução da Despesa só deve ser executada se houver saldo ou previsão em fonte de recursos ordinária ou vinculada, suficientes para financiar a demanda solicitada.

Contudo, existem situações que ao iniciar o ano contábil é empenhado despesas por estimativa para atender a execução total do ano. E como os recursos (receitas) para financiar a despesa não atende o mesmo cronograma, pois depende da capacidade da entidade em arrecadar recursos, pode-se observar que o resultado do déficit financeiro sera evidenciado regularmente, devido a esse caso específico das despesas estimadas.

É orientado realizar acompanhamento mensal e evolução do resultado financeiro, pois ao final do exercício contábil pode ser prudente realizar ajustes pertinentes para não ser finalizado os demonstrativos contábeis com saldos por fontes negativas, o que pode prejudicar as análises dos índices econômicos e financeiros da entidade.

Fênix Sistemas e Aplicativos de Gestão Pública has written 75 articles

Empresa especializada no planejamento, definição, implantação e acompanhamento de projetos específicos para a área de informática, contemplando assessoria e consultoria, para a automação de processos na área Pública. Envolvendo o fornecimento de software de Gestão Pública a Municípios do Brasil.