FolhaPag – Instruções acerca da criação do processamento para pagamento do 13º Salário Aniversário

O pagamento do 13º salário aniversário, assim como estabelecido no eSocial, deverá ocorrer como um adiantamento (em duas etapas), ainda que o pagamento venha a ser integral:.

Na 1º parcela deverá ser lançado apenas o evento de pagamento do 13 salário, onde o valor calculado deverá corresponder ao líquido do servidor. Nessa etapa, não há desconto de INSS/RPPS ou IRRF.

Na 2º parcela, ou etapa final, os descontos de INSS/RPPS e IRRF deverão ser lançados, juntamento com o evento de pagamento do 13 salário, e o desconto do adiantamento. Caso o adiantamento tenha sido integral (líquido), e não houve mudanças no cálculo, o valor líquido será zero.

1º Parcela: corresponde ao valor líquido que o servidor tenha direito (

2º Parcelas: Deve ser descontado os encargos INSS/RPPS e IRRF

Veja abaixo, passo a passo, a criação de uma folha de pagamento do 13º Salário Aniversário:

1. Antes de criar a folha do 13º Salário Aniversário, atente para que a Folha Mensal dos servidores já esteja criada e calculada. Isto é importante porque a última Folha Mensal dos servidores, servirá como referência para o cálculo da folha do 13º Salário.

Embora a lei estabeleça que o pagamento seha

2. Observado o primeiro passo, crie agora um novo (F2) processamento, escolhendo no campo “Tipo Processamento” a opção: “13º Salário Aniversário”. Finalize a criação do processamento e acesse a tela: Lançamento de Eventos

3. Já na tela: Lançamento de Eventos, inclua o seguinte evento para os servidores:

* 521 - 13º Salário Aniversário;

Atenção: Os eventos de descontos tais como o INSS/ Previdência Própria e IRRF deverão ser lançados apenas no cálculo da parcela final do 13º Salário.

4. Após o cálculo, caso o sistema não tenha calculado nenhum valor para o evento, ou tenha calculado um valor diferente do esperado, o problema provavelmente estará na composição da base do 13º Salário.

Veja como alterar a composição da base de cálculo do 13º Salário:

1. Acesse a Tabela de Eventos - Geral (Se estiver com algum processamento ativado no momento, saia primeiro);
2. Localize e selecione o evento 109- BASE 13º SALÁRIO (Filtro: Base);
3. Clique no botão "Incidência/Base", irá abrir a tela onde serão feitos os lançamentos;
4. Clique na aba "Composição da Base de Cálculo".
5. Ao lado esquerdo, no quadro: "Eventos" localize o evento que irá compor a base de cálculo, selecione e dê dois cliques sobre o mesmo;
6. O evento será lançado de imediato na aba "Composição da Base de Cálculo";
7. Clique no botão "Gravar" para gravar as alterações;

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