Inclusão de novas Receitas durante o ano

A inclusão de novas receitas no decorrer do exercício, quando houver necessidade deve seguir os seguintes passos:

1-Quando a rubrica não existir no ementário do Contab.

1a)- Neste caso a primeira etapa e incluir a mesma no plano de contas da receita. Para isto, acessar no menu Cadastro, submenu Orçamento opção Ementário da Receita – Plano de contas padrão.
2a)- Agora clique no botão Novo (F2) para incluir a rubrica.

Atenção: A estrutura do quadro da receita exige a inclusão das rubricas Sintéticas para que a totalização seja realizada a contento.

Vamos simular um exemplo:
-Inclusão da rubrica 1729.53.01.00.00.0000 – Transferência da Compensação Financeira das Perdas com Arrecadação de ICMS- LC 194/2022, bem como de sua rubrica retificadora.
-Primeiramente você vai incluir uma rubrica Não Valorizável (sintética):


A seguir, incluir a rubrica que vai receber valores:


Nota: A inclusão de rubricas retificadoras segue o mesmo conceito mostrado acima, tendo apenas que marcar o item Retificadora (9). Cadastrando as mesmas mostradas acima.

2 – Inclusão de rubricas no Quadro da Receita.

Para efetuar a inclusão de novas rubricas criadas ou pré-existentes no quadro da receitas você deve acessar a opção Receitas. A seguir clicando no quadro Inclusão/Exclusão.


Ao abrir esta tela você vai localizar as rubricas que vão ser inseridas no quadro da receita, lembrando de incluir também as rubricas Não valorizáveis (sintéticas). O processo agora e bem simples, bastando selecionar a rubricas, a seguir clicar no botão incluir.


Agora, temos mais uma etapa que e a inclusão da fonte de recursos nas rubricas que foram inseridas. Para realizar este procedimento você agora deve clicar no bloco Desdobramento Fonte.


Aberta esta tela, você vai localizar as rubricas que foram inseridas, e incluindo uma, ou várias fontes para a mesma.

Agora, você já poderá efetivar a entrada de arrecadações de receitas nestas novas rubricas inseridas. Lembrado de que toda rubrica de receita incluída durante a execução orçamentária deve ser feita com sua Previsão zerada.