Dívida Fundada Interna – Encampação no exercício

-Os lançamentos em questão têm como principal finalidade a regularização de valores referentes a dívidas junto a diversas instituições, como a Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outras. Estes saldos, devido a atrasos na coleta das informações, não foram inicialmente registrados durante o encerramento do Balanço Geral do exercício anterior.
-Além disso, é relevante mencionar a ocorrência de novas inscrições de dívidas contratadas ao longo do exercício.

Destaca-se que é imperativo incluir no Balancete de Verificação qualquer montante que apresente saldo negativo, conforme demonstrado.

Sempre que ocorrer tal situação, será gerado um Alerta com o montante de saldos que ficaram negativos.


Após gerado o aviso, deve-se emitir o Balancete de Verificação para que possa ser detectado quais contas contábeis ficaram com o saldo Negativo.

No nosso caso o montante negativo esta em apenas uma conta.


Em seguida, clique no ícone no alerta correspondente à regra. Dessa forma, você será redirecionado para a tela de lançamento destinada à regularização do saldo.


Agora, será exibida a tela para que você efetue o lançamento desse saldo. Comece informando a primeira conta contábil, que, no nosso caso, é a conta 2.2.1.4.1.01.00.00.00.0000. Em seguida, insira a data do movimento que será gerado, selecione a operação, que será sempre Crédito, e, por fim, indique o valor de R$ 2.707.774,47. Agora clique no botão Gerar movimento.

A seguir, repetir o procedimento acima para as demais contas contábeis que estão com o saldo invertido.


Completada essa etapa, concluímos a primeira fase da regularização deste saldo. Agora, é necessário acessar o aplicativo do Balanço. No menu Cadastro, escolha a opção Dívida Fundada, selecione a dívida desejada e, em seguida, clique na aba Movimentações. Posteriormente, pressione o botão Novo.


Agora você deve preencher os campos conforme mostrado na imagem abaixo. Clicando a seguir em Cadastrar (F4).

A seguir, repetir o procedimento acima para as demais dividas que serão encampados seus saldos.


Com isto fechamos todo o processo de registro da nova dívida tanto na contabilidade como no balanço.