Roteiro para vinculação de Obras a Notas de Empenhos

Existem duas maneiras de associar uma Obra/Imóvel a uma Nota de Empenho:

  1. Primeira opção: Quando se trata de obras relacionadas a pequenas reformas, nas quais o próprio Órgão e seu gestor e não possuem contrato para execução das mesmas. Neste cenário, o cadastro da Obra deve ser realizado normalmente no aplicativo do PatrimônioX5.
    Após a inclusão do cadastro inicial, é crucial adicionar a Unidade Orçamentária. Esta última será uma das chaves para vinculação ao Empenho. Na Aba Obras/Aquis.Imóvel, presente na tela abaixo, é possível visualizar todas as Obras que compartilham a mesma Unidade Orçamentária, facilitando a associação ao Empenho.

  1. Segunda opção: Quando se trata de obras em que um contrato para sua execução foi assinado com o Órgão, há um passo adicional a ser seguido. Após incluir a Obra e sua Unidade Orçamentária conforme detalhado no passo 1, é necessário agora adicionar o Contrato de execução da mesma no aplicativo CONTRATO.

    -Durante a inclusão do Contrato, é essencial prestar atenção ao primeiro passo, que consiste em selecionar o tipo de contrato, conforme exemplificado na tela abaixo:

Também é necessário realizar a inclusão da Unidade Orçamentária, Ação e Natureza da Despesa, pois estas serão as chaves essenciais para a vinculação ao Empenho, juntamente com o CNPJ do credor.

Uma vez que o Contrato esteja cadastrado, haverá uma etapa adicional, que consiste na associação da Obra (podendo ser várias ligadas a um mesmo contrato). Para efetuar essa associação, basta clicar na opção indicada na tela conforme apresentado abaixo.

Agora você deve clicar no botão Novo Vinc. Obra, conforme mostrado abaixo.

A seguir selecionar a Obra que vai ser vinculado ao Contrato, e a seguir Gravar o vinculo. Ver figura abaixo.

Após concluir essas etapas, ao emitir a Nota de Empenho, você deve iniciar associando o Contrato. Isso pode ser feito acessando a aba Contrato/Aditivo, conforme ilustrado na imagem abaixo:

Em seguida, na aba Obras/Aquis.Imóvel, que está disponível na tela abaixo, será possível visualizar todas as Obras que estão vinculadas ao Contrato associado na etapa anterior. Isso simplifica o processo de associação ao Empenho.