Lançamentos do Salário-Família dentro do aplicativo da contabilidade (Contab) amarrado a geração de movimentos no Plano de Contas Único (PCASP):
Pela natureza invertida destas contas (que somam), o usuário deverá, primeiro, efetuar a geração das Baixas, para que, posteriormente possa efetivar a movimentação da conta.
Método 1: Emissão de Ordem de Pagamento Extra
Incluir, caso não exista, na tabela Auxiliar de Eventos para lançamentos Extraorçamentários o Título Salário-Família- Pagamento.
A seguir emitir uma Ordem de Pagamento Extraorçamentária – Salário-Família- Pagamento.
Método 2: Pagamento na Retenção da Ordem de Pagamento
Quando da Emissão de uma Ordem de Pagamento, faz-se o lançamento na mesma do Pagamento do Salário-Família, que será somado ao valor Liquido da OP.
(Atenção: Não deve mais ser utilizada, pois, em determinadas situações, o valor líquido da OP ficará MAIOR que o valor do EMPENHO)
TCE-MA: Não permite mais o lançamento das Vantagens na OP. Estas devem ser pagas via Ordem de Pagamento Extra.
Método 3: Pagamento na Retenção da Ordem de Pagamento do INSS – Recolhimento
Incluir, caso não exista, na tabela de títulos de Retenções, Descontos e Vantagens das Ordens de Pagamento o Título Salário-Família.
Quando da Emissão da Ordem de Pagamento referente a Quitação Total ou Parcial do Empenho da Parte do Empregador, faz-se o lançamento na mesma do Desconto do Salário-Família.
1.1.3.8.1.08.00.00.00.0000 – CRÉDITOS A RECEBER POR REEMBOLSO DE SALÁRIO-FAMÍLIA PAGO – Credita-se – (Baixa) – R$ 90,00
-Esta orientação Técnica deverá ser seguida à risca, para que o usuário não tenha problemas no fechamento do movimento gerado no plano de Contas Único, sendo que, as contas demonstradas acima deverão fechar sua partida dobrada, Débitos e Créditos.
-Finalmente, lembramos aos usuários de que, outros tipos de Retenções que SOMAM podem seguir o mesmo princípio mostrado acima, por exemplo: O Salário-Maternidade….