PCASP – Procedimentos para o lançamento do Salário-Família

Lançamentos do Salário-Família dentro do aplicativo da contabilidade (Contab) amarrado a geração de movimentos no Plano de Contas Único (PCASP):

Pela natureza invertida destas contas (que somam), o usuário deverá, primeiro, efetuar a geração das Baixas, para que, posteriormente possa efetivar a movimentação da conta.

Método 1: Emissão de Ordem de Pagamento Extra

Incluir, caso não exista, na tabela Auxiliar de Eventos para lançamentos Extraorçamentários o Título Salário-Família- Pagamento.


A seguir emitir uma Ordem de Pagamento Extraorçamentária – Salário-Família- Pagamento.


Método 2: Pagamento na Retenção da Ordem de Pagamento


Quando da Emissão de uma Ordem de Pagamento, faz-se o lançamento na mesma do Pagamento do Salário-Família, que será somado ao valor Liquido da OP.


(Atenção: Não deve mais ser utilizada, pois, em determinadas situações, o valor líquido da OP ficará MAIOR que o valor do EMPENHO)

TCE-MA: Não permite mais o lançamento das Vantagens na OP. Estas devem ser pagas via Ordem de Pagamento Extra.

Método 3: Pagamento na Retenção da Ordem de Pagamento do INSS – Recolhimento

Incluir, caso não exista, na tabela de títulos de Retenções, Descontos e Vantagens das Ordens de Pagamento o Título Salário-Família.


Quando da Emissão da Ordem de Pagamento referente a Quitação Total ou Parcial do Empenho da Parte do Empregador, faz-se o lançamento na mesma do Desconto do Salário-Família.


1.1.3.8.1.08.00.00.00.0000 – CRÉDITOS A RECEBER POR REEMBOLSO DE SALÁRIO-FAMÍLIA PAGO – Credita-se – (Baixa) – R$ 90,00

-Esta orientação Técnica deverá ser seguida à risca, para que o usuário não tenha problemas no fechamento do movimento gerado no plano de Contas Único, sendo que, as contas demonstradas acima deverão fechar sua partida dobrada, Débitos e Créditos.

-Finalmente, lembramos aos usuários de que, outros tipos de Retenções que SOMAM podem seguir o mesmo princípio mostrado acima, por exemplo: O Salário-Maternidade….

Fênix Sistemas e Aplicativos de Gestão Pública has written 75 articles

Empresa especializada no planejamento, definição, implantação e acompanhamento de projetos específicos para a área de informática, contemplando assessoria e consultoria, para a automação de processos na área Pública. Envolvendo o fornecimento de software de Gestão Pública a Municípios do Brasil.