FolhaPag – Exportação de Dados – Passo a passo de como exportar as informações para o SICAP-AP (TCE-TO)

Este passo a passo visa instruir os usuários do sistema FolhaPag quanto a exportação e geração dos arquivos que posteriormente deverão ser importados no SICAP-AP.

Na FolhaPag:

  1. Abra o sistema FolhaPag, e verifique se a versão do seu sistema é igual ou superior a versão: 5.5b de 13/05/2010. Se a sua versão for anterior a esta, você deverá fazer a atualização do sistema antes de continuar. Acesse o site da fênix e faça o download e posterior instalação da última versão disponível: www.fenix.com.br/sistema/sistema.php
  2. Na tela de Bem Vindo ao Sistema, acesse o sistema FolhaPag no último mês do quadrimestre a ser exportado. Por exemplo: Se deseja exportar o primeiro quadrimestre de 2010, acesse o sistema no mês/ano: 04/2010. Se deseja exportar o 2º quadrimestre de 2010, acesse o sistema no mês/ano: 08/2010. Se é o terceiro quadrimestre de 2010 que será exportado, acesse o sistema no mês/ano: 12/2010.
  3. Antes de abrir o exportador do SICAP-AP, você deverá verificar se alguns campos dos cadastros que serão exportados estão devidamente preenchidos. O não preenchimento desses campos acarretará em erro ao importar os arquivos no SICAP-AP. Verifique neste link quais são os campos de cada cadastro que vc deverá preencher: www.fenix.com.br/ftp/folhapagwin/HTML/sicaparq.htm
  4. Agora clique no menu Sistema, clique no submenu Exportação de Dados, e escolha a opção SICAP-AP – TCE-TO dentro de Analisadores. O exportador para o SICAP-AP será aberto. Será nele que você irá exportar as informações, gerando assim os arquivos que serão importados no SICAP-AP.
  5. Clique no botão Ajuda localizado na parte inferior do Exportador. Será aberto o ajuda, explicando detalhadamente como efetuar a exportação e geração dos arquivos. É imprescindível que você leia o ajuda antes de continuar. O ajuda também poderá ser lido através deste link: www.fenix.com.br/ftp/folhapagwin/HTML/acp_tce_to_.htm
  6. Após a exportação, os arquivos serão gerados nas pasta: C:\TCE-TO\NOME DO MUNICÍPIO\FOLHA\. Serão estes os arquivos que você deverá importar no SICAP-AP

No SICAP-AP:

  1. O primeiro passo para importação dos arquivos gerados pela FolhaPag, é o acesso ao SICAP-AP. Você poderá acessar o SICAP-AP através do link a seguir, no botão Acesso ao SICAP: http://www.tce.to.gov.br/sicap/home/pessoal.php. Antes de iniciar a importação dos arquivos, é imprescindível que você leia o manual do SICAP-AP neste link: www.tce.to.gov.br/sicap-ap-teste/manual/manual.html. O manual do SICAP-AP é fornecido pelo TCE-TO e visa habituá-lo com o SICAP-AP.

Partiremos do pressuposto que você já tenha efetuado o login de acesso ao SICAP-AP.

Veremos agora como importar no SICAP-AP, cada arquivo gerado pelo sistema FolhaPagOs arquivos deverão ser importados na MESMA ordem a seguir:

  1. O primeiro arquivo a ser importado é o arquivo de cargos. Acesse o menu Cadastrar do SICAP-AP e clique na primeira opção: Cargo. O cadastro de Cargo do SICAP-AP será aberto. Clique na aba “Arquivo” e localize no campo indicado o arquivo: cargo_01_2010.txt  que foi gerado pelo FolhaPag. Confirme a importação no botão “Enviar Arquivo”. Se tudo estiver certo com o arquivo, o SICAP-AP emitirá uma mensagem informando que o arquivo foi importado com sucesso. Se ocorrer algum erro na importação, provavelmente você deixou de preencher na FolhaPag alguns campos obrigatórios. Veja quais são estes campos e onde localizá-los no link a seguir: www.fenix.com.br/ftp/folhapagwin/HTML/sicaparq.htm.
  2. Após o envio do arquivo de cargos, os próximos arquivos a serem importados serão os da legislação. Acesse o menu Cadastrar do SICAP-AP, clique em Legislação e escolha a opção: Efetivo. Após a tela ser aberta, clique na aba “Arquivo” e localize nos campos indicados, os arquivos: lei_efetivo_01_2010.txt e quadro_efetivo_01_2010.txt. Confirme a importação no botão “Enviar Arquivo”. Se tudo estiver certo com os arquivos, o SICAP-AP emitirá uma mensagem informando que os arquivos foram importados com sucesso. Se ocorrer algum erro na importação, provavelmente você deixou de preencher na FolhaPag alguns campos obrigatórios. Veja quais são estes campos e onde localizá-los no link a seguir: www.fenix.com.br/ftp/folhapagwin/HTML/sicaparq.htm
  3. Os próximos arquivos a serem importados, serão os da legislação dos comissionados. Acesse o menu Cadastrar do SICAP-AP, clique em Legislação e escolha a opção: Comissionado. Após a tela ser aberta, clique na aba “Arquivo” e localize nos campos indicados, os arquivos: lei_comissionado_01_2010.txt e quadro_comissionado_01_2010.txt. Confirme a importação no botão “Enviar Arquivo”. Caso ocorra algum erro na importação, provavelmente você deixou de preencher na FolhaPag alguns campos obrigatórios. Veja quais são estes campos e onde localizá-los no link a seguir: www.fenix.com.br/ftp/folhapagwin/HTML/sicaparq.htm.
  4. Os últimos arquivos da legislação a serem importados, serão os da legislação dos contratados. Acesse o menu Cadastrar do SICAP-AP, clique em Legislação e escolha a opção: Contratado. Após a tela ser aberta, clique na aba “Arquivo” e localize nos campos indicados, os arquivos: lei_contratado_01_2010.txt e quadro_contratado_01_2010.txt. Confirme a importação no botão “Enviar Arquivo”. Caso ocorra algum erro na importação, provavelmente você deixou de preencher na FolhaPag alguns campos obrigatórios. Veja quais são estes campos e onde localizá-los no link a seguir: www.fenix.com.br/ftp/folhapagwin/HTML/sicaparq.htm.
  5. Prossiga a importação dos arquivos clicando no menu Cadastrar do SICAP-AP e escolhendo a opção Lotação. Após o cadastro de lotação ser aberto, clique na aba “Arquivo” e localize no campo indicado o arquivo: lotacao_01_2010.txt. Confirme a importação no botão “Enviar Arquivo”.
  6. Por último, clique no menu Cadastrar do SICAP-AP e escolha a opção Servidor. Antes de importar os servidores e suas movimentações, todos os outros arquivos já deverão ter sido importados. Após a tela do cadastro de servidor ser aberta, clique na aba “Arquivo” e localize nos campos indicados, os arquivos: servidor_01_2010.txt e movimentacao_01_2010.txt. Confirme a importação no botão “Enviar Arquivo”. Caso ocorra algum erro na importação, provavelmente você deixou de preencher na FolhaPag alguns campos obrigatórios no cadastro de servidores. Veja quais são estes campos e onde localizá-los no link a seguir: www.fenix.com.br/ftp/folhapagwin/HTML/sicaparq.htm.

Fênix Sistemas e Aplicativos de Gestão Pública has written 75 articles

Empresa especializada no planejamento, definição, implantação e acompanhamento de projetos específicos para a área de informática, contemplando assessoria e consultoria, para a automação de processos na área Pública. Envolvendo o fornecimento de software de Gestão Pública a Municípios do Brasil.