Ajustar Saldo em Banco Negativos, por consequência dos Saldos estarem Aplicados?

  • Esta situação normalmente ocorre no Final do mês, quando o Tesoureiro emite cheques para pagamentos diversos, sendo que, não a Saldo disponível na conta bancária para cobertura dos mesmos, pois, os valores estão aplicados.
  1. Lembramos de que os valores aplicados, não são disponibilidades contábeis, ou seja, os mesmos não estão disponíveis para uso imediato, pois, demandam de processo de Resgate dos valores, ou solicitados pelo Tesoureiro ou Processados automaticamente pelo banco, geralmente à noite.
  2. Para sanar o problema contábil, pois isto, não se configura como uma falha administrativa, o usuário do sistema deverá efetuar um lançamento Extra-Orçamentário, no valor que estiver negativo na Conta, no mês em que a mesma ocorreu. A seguir no mês seguinte, deverá efetuar outro lançamento Extra-Orçamentário, para regularizar o valor negativo.

Ex: 01/2020Conta apresentou saldo negativo de  -100,00

Criar um título da Extra-orçamentaria, caso o mesmo não existe, com os seguintes campos:

Descrição: Banco do Brasil – Saldo Negativo

Tipo do Lançamento: Receita Extra-Orçamentária

Tipo do Lançamento Extra: Débitos / Tesouraria

A seguir incluir o lançamento Extra, sendo que ao final do lançamento do mesmo, será gerado um Crédito na conta Bancária que estava Negativa.

Agora, no mês seguinte, o usuário deverá repetir o processo, só que efetuando o lançamento Extra na Despesa, ou seja, criando um Título da Extra para registro do mesmo.

Fênix Sistemas e Aplicativos de Gestão Pública has written 75 articles

Empresa especializada no planejamento, definição, implantação e acompanhamento de projetos específicos para a área de informática, contemplando assessoria e consultoria, para a automação de processos na área Pública. Envolvendo o fornecimento de software de Gestão Pública a Municípios do Brasil.