Roteiro de fechamento mensal da contabilidade

Este roteiro reúne, de forma simplificada, os principais procedimentos necessários para o fechamento dos balancetes mensais.

Com as diversas obrigações legais — como exportação de dados para Tribunais, STN, Portal da Transparência (PDFs), entre outras — é essencial seguir uma ordem lógica de análise e processamento dos dados.

A conferência deve ser feita órgão por órgão, considerando que cada um possui balancete próprio, separado da entidade consolidadora (Prefeitura).

Procedimentos principais:

  1. Conferência de lançamentos e saldos bancários
    Após realizar todos os lançamentos contábeis do mês (empenhos, liquidações, ordens de pagamento, receitas orçamentárias, aplicações financeiras, receitas e despesas extraorçamentárias, entre outros), conferir os saldos de todas as contas bancárias.

  2. Processamento de suplementações e anulações
    Caso o sistema não esteja no modo diário, executar o processamento dos saldos orçamentários de suplementações e anulações na opção:
    Referência: Calcular Suplementações, Numeração Processos e Movim. Crédito Op.

  3. Geração do movimento contábil
    Efetuar a geração do movimento contábil do mês na opção:
    Referência: PCASP – Plano de Contas Único – Processamento

  4. Auditoria contábil
    Após o processamento, será realizada a auditoria contábil. Mais de 125 regras são avaliadas. É obrigatório corrigir todos os erros impeditivos e recomendado analisar e tratar os alertas e avisos.
    Referência: Auditoria (Siafic) – Erros, Alertas e Avisos

  5. Pré-exportação de dados aos diversos Tribunais de Contas
    Deve-se realizar uma exportação dos dados e por conseguinte uma analise. Nesta etapa você não vai protocolar e entregar estes dados.
    Referência: Dados para Tribunais de Contas

  6. Pré-processamento da MSC
    Acessar o aplicativo Gerencial e realizar o processamento da MSC para avaliação de possíveis problemas na mesma. Nesta etapa você não vai protocolar e entregar estes dados.
    Referência: Exportação de dados (MSC) – XBRL

  7. Anexos da LRF (RREO e RGF) – Bimestralmente
    Você deve efetuar a emissão de todos os anexos conferencia dos anexos da LRF que são pertinentes ao bimestre, dando ênfase à conferencia dos mesmos;
    Referência: Geração de relatório (Anexos RREO/RGF)

  8. Pré-processamento do SICONFI – Bimestralmente
    Acessar o aplicativo Gerencial e realizar o processamento do SICONFI para avaliação de possíveis problemas na mesma. Nesta etapa você não vai protocolar e entregar estes dados.
    Referência: Exportação de dados (DCA/LRF) – XBRL

  9. Publicação dos Anexos da LRF no Portal da Transparência
    A publicação dos anexos e feita no aplicativo da LRF do ano. sendo um processo automatizado e bem simples de realizar.
    Referência: Publicação no Portal da Transparência

  10. Publicação do Balancete Financeiro no Portal da Transparência
    A publicação Balancete Financeiro e feita no aplicativo Gerencial. sendo um processo automatizado e bem simples de realizar.
    Referência: Publicação – Portal da Transparência

  11. Estado do Pará: Relação da Movimentação Mensal dos Programas, Ações e Empenhos – Conforme Art 3º, § 5º TAG 2018
    A publicação deste relatório mensal e feita no aplicativo Contab. sendo um processo automatizado e bem simples de realizar.
    Referência: Publicação de Anexos PDF no Portal Transparência

Após a conclusão dos procedimentos anteriormente descritos, poderá ser realizada a exportação dos dados necessários, não havendo ordem específica para sua execução.

Fênix Sistemas e Aplicativos de Gestão Pública has written 76 articles

Empresa especializada no planejamento, definição, implantação e acompanhamento de projetos específicos para a área de informática, contemplando assessoria e consultoria, para a automação de processos na área Pública. Envolvendo o fornecimento de software de Gestão Pública a Municípios do Brasil.