Publicação do PCASP 2018 e o do PCASP 2018 Estendido

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é um instrumento de transparência dos registros contábeis, evidencia de forma estruturada e organizada um elenco de contas subdivididas para atender em atributos próprios as informações de controle, ou seja, contas pertencentes a classe patrimonial, orçamentária e de controle. O PCASP permite a consolidação das contas públicas, conforme estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Todo ano o PCASP é atualizado pela Secretaria de Tesoura Nacional (STN) através do MCASP, nesse ano em respectivo o plano de contas foi publicado através da 7º edição do MCASP via fonte IPC 00.

Uma recente pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Munícipios (CNM), teve como objetivo analisar o nível de maturidade da adoção do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), observou que houve avanços na adoção por parte dos municípios, mais salienta-se que houve uma readaptação por parte dos tribunais de contas locais no modelo original proposto pela STN.

A Secretária do Tesouro Nacional (STN) edita regularmente normas, manuais, cartilhas e procedimentos para que que todos os entes públicos possam aderir a essa nova realidade no cenário da contabilidade pública, proporcionando um suporte no processo de transição, mais adverte que esses mesmos entes devem ter o compromisso de seguir fidedignamente o que está estabelecido no MCASP, e caso existir algum questionamento ou dúvidas por partes dos entes municipais, estes devem encaminhar para a STN elucidar toda situação e contribuir para eximir as dúvidas recorrentes.

Recentemente a STN divulgou o plano de contas para o ano 2018, a Fênix está em sintonia com o MCASP atualizado, proporcionando a seus clientes ferramentas que auxiliem no processo de transição, transformando toda a gama de sistemas em unidades de gestão contábil para os seus usuários, respeitando a legislação e transformando as informações geradas pela contabilidade em relatórios e demonstrativos a serem utilizados pelos gestores.

Atenciosamente

Antônio Júnior

Contador

Fênix Aplicativos Públicos

Publicado o PCASP 2018 e o PCASP 2018 Estendido

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/pcasp

Pesquisa da CNM revela que Municípios avançam na adoção do PCASP, mas com modelos de tribunais

http://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/pesquisa-da-cnm-revela-que-municipios-avancam-na-adocao-do-pcasp-mas-com-modelos-de-tribunais

Deixe uma resposta